Às vezes, as palavras que você escolhe só pioram as coisas.
Dar a alguém informações indesejáveis – e muitas vezes inesperadas – é uma experiência tão desagradável que não temos uma, mas duas expressões comuns para reconhecê-la. Seja anunciando que “odiamos ser portadores de más notícias” ou pedindo ao destinatário da notícia que não “atire no mensageiro”, essas frases têm mais a ver com nos absolver de qualquer culpa que possamos sentir por entregar o menos- mensagem do que desejável do que tornar as coisas mais fáceis para a outra pessoa.
Há também um punhado de outras expressões comuns que acrescentamos nessas conversas que podemos considerar úteis ou reconfortantes , mas na verdade são o oposto. Quando incumbidos de transmitir más notícias, podemos estar ultraconscientes da nossa linguagem corporal e usar um tom apropriado. Embora esses aspectos da conversa sejam certamente importantes, focar neles pode tornar o que estamos realmente dizendo à pessoa uma reflexão tardia – levando-nos a recitar frases cansadas que não são apenas clichês, mas, em alguns casos, carecem de empatia. Exemplos dessas frases a evitar incluem:
“Poderia ser pior.”
Podemos pensar que esta frase ajuda a colocar as coisas em perspectiva para o destinatário das más notícias e, de certa forma, ajuda – demonstrando que a situação actual poderia, de facto, ser pior se alguém minimizasse o seu impacto. Ou, como diz Ray W. Christner , psicólogo licenciado com prática independente em Hanover, Pensilvânia: “[A frase] pode ser vista como uma rejeição da experiência e invalidar os sentimentos da pessoa.”
“Tudo acontece por uma razão.”
De acordo com Christner, declarações como esta podem ser perturbadoras, pois implicam que há uma justificação para as más notícias. Dizer a alguém algo que ele não quer ouvir já é ruim o suficiente sem fazer parecer que seu infortúnio foi um passo necessário em direção a algo maior – do qual ele pode ou não se beneficiar. Veja também: “Tudo isso faz parte do plano de Deus”.
“Você vai superar isso em pouco tempo.”
Além de faltar empatia, usar frases como esta – sugerindo que as más notícias não são grande coisa – pode mudar o contexto da mensagem, diz Aura De Los Santos, psicóloga clínica com consultório particular na República Dominicana. “Tente ser direto e dizer como as coisas são”, diz ela. “Isso não significa dizer isso de maneira rude, mas expressá-lo claramente para que o receptor possa expressar as emoções certas.”
“Eu sei exatamente como você se sente.”
Como adultos, devemos compreender que as experiências são únicas para cada pessoa . “Usamos isto numa tentativa de ‘normalizar’ a experiência, mas isto pode ser visto como imprudente e despreocupado”, diz Christner. Em vez disso, ele sugere dizer: “Tenho certeza de que é difícil e estou aqui para ajudá-lo de qualquer maneira”.
“Pelo menos…”
Como Meghan Walbert, editora-chefe do Lifehacker, explicou em 2019 , esta frase “é minimizadora, na melhor das hipóteses, e ofensiva, na pior”. Está na mesma categoria que “veja o lado positivo”. Resumindo, não o use – mesmo se você achar que está sendo útil.
“Você deveria estar grato por…”
Como várias outras frases desta lista, esta “usa uma linguagem que está ligada ao julgamento da notícia pelo remetente, em vez de permitir que o receptor entenda a notícia e determine seus próprios sentimentos”, diz Hannah Yang, psicóloga licenciada e fundador do Balanced Awakening , uma prática de psicoterapia para mulheres e casais em Chicago.
Dicas para dar más notícias a alguém
Em vez de confiar nos clichês acima, Yang e Christner têm algumas sugestões para superar a difícil conversa:
Dê um passo
Embora você possa ficar tentado a terminar a desagradável tarefa de entregar más notícias o mais rápido possível, Christner diz que apressar a conversa não é uma boa ideia. “Não há problema em fazer uma pausa e ter um momento de silêncio para escolher intencionalmente as palavras que deseja usar”, diz ele.
Use uma linguagem compassiva
Yang recomenda escolher uma linguagem “que transmita compaixão e abertura para quaisquer que sejam os sentimentos do receptor”, pois pode ajudá-lo a manter a calma em um momento tenso.
Atenha-se aos fatos
Concentre-se em comunicar os fatos da situação. “Espere a resposta do receptor antes de adicionar qualquer outra coisa”, diz Yang. “Veja primeiro como eles entendem as notícias e depois apresentam uma resposta que apoie sua compreensão inicial das notícias.” Novamente, evite minimizar as más notícias ou a reação da pessoa a elas. Em vez disso, ela sugere dizer coisas como: “Sim, esta é uma notícia difícil de digerir” ou “pode demorar um pouco para processar isso”.
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