Use o método ‘HEFE’ para iniciar uma conversa

Saúde

Conversar um pouco está prestes a ficar um pouco mais fácil.

Participar de uma conversa é uma coisa; saber como iniciar uma conversa é outra. Na verdade, mesmo que você queira iniciar um bate-papo com alguém, você pode ficar em branco tentando descobrir o que dizer. Na próxima vez que você se encontrar em uma situação como essa, experimente o método HEFE.

Qual é o método HEFE?

Semelhante ao método FORD , o método HEFE oferece uma maneira fácil de lembrar quatro grandes áreas temáticas que podem servir como iniciadores de conversa. “HEFE” significa hobbies, entretenimento, alimentação e meio ambiente. (Neste caso, “meio ambiente” refere-se ao seu entorno imediato, em oposição às mudanças climáticas ou conservação.) Embora os tópicos FORD (família, ocupação, recreação e sonhos) possam ser úteis em alguns ambientes profissionais ou com conhecidos, o O método HEFE pode ser especialmente útil ao interagir com estranhos.

Exemplos de perguntas podem incluir:

Hobbies

  • O que você gosta de fazer nos finais de semana?
  • Você está fazendo algo divertido durante o verão?
  • Você acompanha ou pratica algum esporte?

Entretenimento

  • Qual é o seu programa de TV favorito?
  • Você leu algum livro bom ultimamente?
  • Qual foi o melhor filme que você viu no ano passado?

Comida

  • Você gosta de cozinhar?
  • Qual é a sua coisa favorita de cozinhar para outras pessoas?
  • Se você pudesse fazer qualquer refeição agora, qual seria?

Ambiente

  • Esse ônibus já chegou na hora certa?
  • É a primeira vez que você vem aqui desde as reformas?
  • Está sempre tão lotado aqui?

“HEFE são tópicos do dia a dia de baixo risco e imediatamente acessíveis, por isso fazem com que iniciar uma conversa pareça menos intimidante e estranho”, diz Jenny Woo, pesquisadora de ciências cognitivas, CEO da Mind Brain Emotion e criadora de 52 Conversas Essenciais . “Eles não exigem muita experiência e incentivam o compartilhamento de opiniões e perspectivas para ajudar as pessoas a se conhecerem melhor”.

Além disso, tal como os tópicos FORD, aqueles associados ao método HEFE são relativamente “seguros”, em comparação com assuntos mais controversos como religião ou política, de acordo com Mary Ann Covey, psicóloga licenciada da Thriveworks. “Tópicos mais seguros tendem a focar nos próprios interesses onde há conflitos mínimos em relação aos fatos do tema”, diz ela.

Os benefícios do método HEFE

Parte do apelo do método HEFE, diz Woo, é que os tópicos oferecem uma sensação de controle e previsibilidade. “Pessoas com ansiedade social também podem encenar com antecedência para praticar a conversa sobre esses tópicos”, diz ela. Na mesma linha, os temas HEFE estruturam as conversas, o que, por sua vez, oferece uma sensação de segurança. “A maioria das pessoas com ansiedade social teme o silêncio constrangedor e não sabe como preencher o silêncio de uma forma que não lhes cause mais ansiedade”, diz Covey.

De acordo com Mario Palacios , terapeuta matrimonial e familiar licenciado, o componente “ambiente” do HEFE pode ser especialmente útil para alguém que se sente ansioso ou perdido em situações sociais, porque o ambiente é uma espécie de equalizador.

“Mas o principal benefício para alguém com ansiedade social se concentrar no meio ambiente é que isso tira o foco de si mesmo”, diz ele. “A ansiedade social geralmente gira em torno da preocupação de uma pessoa sobre como será julgada e percebida pelos outros, com base em suas crenças negativas sobre si mesma. Para uma pessoa nesta situação, fazer um esforço para desviar o foco de si mesmo e colocar o foco intencionalmente no ambiente compartilhado seria positivo.”