‘Doença X’ é um experimento mental, não uma doença real

'Doença X'
'Doença X'

Uma doença hipotética está sendo relatada como se fosse uma doença real. Relaxe, não há nenhuma nova pandemia – ainda.

Você já ouviu falar da nova pandemia, causada por um vírus 20 vezes mais mortal que o COVID e que ganhou o nome de “Doença X”? Se sim, você também ouviu que na verdade é apenas parte de um experimento mental, e não uma doença real? Se você recebeu apenas metade da mensagem, explicarei o que está acontecendo. 

Agora, a maior parte dos principais relatórios sobre a Doença X afirmaram correctamente que se trata de uma ameaça hipotética e que os líderes mundiais estão a reunir-se simplesmente para discutir o que fariam se soubessem que outra pandemia mortal estava a caminho. Mas nas redes sociais, o contexto foi eliminado, deixando para trás publicações alarmantes, sugerindo que a Doença X já está aqui. 

Doença X é o termo da OMS para um “e se”

Nunca sendo a melhor em mensagens de saúde pública, a Organização Mundial da Saúde inclui a Doença X na sua lista de doenças prioritárias . (COVID, Ebola e Zika são alguns outros.) No entanto, aparece entre aspas e com um asterisco que direciona os leitores para esta nota: 

A Doença X representa o conhecimento de que uma grave epidemia internacional poderia ser causada por um patógeno atualmente desconhecido por causar doenças humanas. O Plano de I&D procura explicitamente permitir uma preparação precoce e transversal em matéria de I&D, que também é relevante para uma “Doença X” desconhecida.

Por outras palavras, a OMS afirma que dá prioridade à investigação que visa as suas oito doenças de maior prioridade e à investigação que poderia ajudar o mundo a gerir futuras pandemias ainda desconhecidas.

Em suma, a comunidade internacional de saúde pública usa “Doença X” como uma abreviatura para “e se houver outra pandemia pior?” Assim, quando os líderes mundiais se reuniram em Davos para discutir a Doença X durante o Fórum Económico Mundial de ontem, estavam a discutir a preparação para uma pandemia. Não tem nada a ver com uma doença específica e conhecida.

As pessoas estão falando sobre a Doença X como se fosse real (não é)

O termo “Doença X” foi introduzido em 2018 — antes da COVID — e até foi argumentado que a COVID deveria ser considerada a primeira Doença X real . Certamente, se os líderes mundiais tivessem prestado mais atenção à preparação para a Doença X, poderíamos ter respondido melhor ao surto de uma pandemia no mundo real. 

Mas porquê chamar-lhe Doença X em vez de dizer “outra pandemia”? Colocar um nome em algo pode fazer com que pareça mais real. Como um experimento mental, podemos atribuir-lhe propriedades como “20 vezes mais mortal que o COVID” ou “espera-se que seja uma zoonose” (ou seja, um patógeno que salta dos animais para os humanos). Mas isso não significa que conheçamos um vírus específico que possua essas propriedades.

Em outras palavras, dar um nome ajuda a montar um cenário a ser discutido. Os líderes mundiais reúnem-se para discutir como os seus governos poderiam combater a Doença X, da mesma forma que o meu filho adolescente e os seus amigos se reúnem para discutir como um ladino, um feiticeiro e um clérigo poderiam combater um dragão. Isso não significa que, se eu os ouvir, irei ao TikTok e direi a todos que um dragão está chegando. 

Mas é exatamente isso que está acontecendo agora. Entrei no TikTok esta manhã para ouvir um homem anunciando “notícias de última hora de que a próxima pandemia já está a caminho”, com uma manchete de Doença X na tela. (Ele então compartilha manchetes sobre o vírus Nipah , que é real, mas também está na lista de prioridades da OMS nos últimos cinco anos – não é a Doença X.)

Em outro vídeo , um astrólogo nos conta que o trânsito de Ketu por Virgem causará “novos problemas de saúde” este ano; a narração não menciona uma doença ou cenário específico, mas há três manchetes diferentes da Doença X na tela.

E em mais um clipe , Bill Gates diz (com o que parece ser um sorriso nervoso) que “teremos que nos preparar para a próxima” pandemia e que ela “vai chamar a atenção desta vez”. Este é um clipe que circula entre os círculos de conspiração COVID desde 2020, mas agora está sendo compartilhado com uma legenda que implica que Gates é a pessoa por trás da Doença X. Como se a Doença X existisse. O que, novamente, não acontece.

Sempre há outra pandemia a caminho

Isto pode surpreender as pessoas que não convivem com especialistas em saúde pública ou em doenças infecciosas, mas esses especialistas estão sempre a falar sobre a próxima pandemia. No início dos anos 2000, meus professores de biologia adoravam apontar com que frequência as pandemias de gripe aconteciam e como não acontecia uma grande há algum tempo, o que significava que estávamos no devido lugar. 

A julgar pela forma como a COVID apanhou os governos de todo o mundo desprevenidos, é mais do que razoável tentar fazer melhor da próxima vez. Uma discussão de 2024 sobre a Doença X pode parecer um pouco mais ameaçadora do que as discussões de 2018, mas é a mesma ideia. A natureza tem um jeito de criar novas doenças horríveis, sejam elas grandes como o HIV na década de 1980, ou relâmpagos como a SARS em 2003. Haverá outra como a COVID? Provavelmente, algum dia. Portanto, em vez de fomentar o medo, esperemos que essas discussões sobre a Doença X realmente resultem numa melhor preparação.