Use estas frases em vez de fingir que concorda com alguém

fingir que concorda
fingir que concorda

Transmita seu ponto de vista sem irritar ninguém.

Nosso tempo e energia são recursos finitos, portanto, quando discordamos de alguém, temos que decidir se é algo que nos interessa o suficiente para que valha a pena discuti-lo mais a fundo – ou se é mais fácil simplesmente fingir que concordamos e seguir em frente com nossas ideias. vida. Ou talvez você esteja concordando falsamente com alguém porque não quer irritar ninguém, mesmo que seja algo que realmente o incomoda. De qualquer forma, você tem outras opções.

Por que expressar discordância deixa algumas pessoas desconfortáveis?

Algumas pessoas adoram um debate acalorado ou uma boa discussão – ou, pelo menos, não têm problemas em dizer aos outros que discordam delas. Outros, os chamados “para agradar as pessoas”, podem ir além para evitar qualquer tipo de conflito interpessoal, confronto ou desacordo, diz Jolie Silva, PhD , psicóloga clínica e diretora de operações da New York Behavioral Health.

Segundo Silva, existem três formas de lidar com as divergências: passividade, assertividade e agressividade. “Ser passivo geralmente é um sinal de que alguém está evitando desentendimentos, porque, em última análise, está evitando uma emoção desconfortável, como ansiedade ou culpa, que provavelmente resultaria se houvesse desentendimento”, explica ela.

Para algumas pessoas, isso vai além de simplesmente evitar conflitos: elas também podem ter medo de como o desacordo pode impactar seu relacionamento com a outra pessoa ou a maneira como a outra pessoa as percebe, diz Courtney Morgan, conselheira clínica profissional licenciada (LPCC) e fundador do Counseling Unconditionally, uma prática de terapia de saúde mental em Louisville, Kentucky. Ou, como aponta Carl Nassar, PhD, LPC , conselheiro profissional baseado em Denver, algumas pessoas prefeririam encerrar a discussão o mais rápido possível para evitar perder tempo se envolvendo em desentendimentos, optando por “aceitar para se dar bem”.

Mas fingir que concorda com alguém também não é solução. Claro, podemos evitar uma discussão naquele momento, mas isso não nos fará nenhum favor no longo prazo. “Desistimos de muita coisa quando fazemos isso”, diz Nassar. “Desistimos de nossa voz e da oportunidade de ajudar os outros a crescer e de crescermos nós mesmos.” Além disso, como aponta Morgan, também é importante “viver de maneira alinhada com seus valores pessoais”, e fingir que concorda com alguém sobre algo que é importante para você pode causar problemas futuros.

Use essas frases em vez de fingir que concorda com alguém

Encontrar algo para dizer no momento pode ser difícil, especialmente se você estiver focado em evitar conflitos, mas também não quiser encerrar a conversa com a outra pessoa pensando que concorda com ela ou tendo que recorrer a concordar com discordo pela enésima vez. Aqui estão algumas sugestões de psicólogos:

“Entendo seu ponto de vista, mas vejo de outra forma.”

Em geral, Silva diz que primeiro se deve validar a outra pessoa e reconhecer que ela tem direito à sua opinião, para amenizar o desacordo e oferecer um tom amigável, em vez de combativo. Esta afirmação, por exemplo, é uma forma direta, mas validadora, de comunicar divergências, que Silva diz que pode ser útil com os colegas.

“Eu ouço você, embora eu tenha uma opinião diferente.”

Silva sugere usar essa abordagem calorosa com familiares ou com seu parceiro.

“Eu não posso concordar com isso.”

Isso seria melhor usado em um ambiente casual, como um evento social com pessoas de quem você não é muito próximo, diz Morgan. “Parece sutil o suficiente para evitar discussões desnecessárias e é direto o suficiente para expressar que não concordamos sobre o assunto”, diz ela.

“Seu argumento é válido, mas não concordo.”

Clara e concisa, Silva recomenda usar esta resposta com amigos, colegas ou familiares que tendem a ser falantes ou que não lhe dão oportunidade de expressar sua opinião.

“Estou tentando ver as coisas do seu jeito, mas no final das contas penso de forma diferente sobre esta situação.”

Segundo Silva, isso comunica que você deseja genuinamente entender o ponto de vista deles, mas ainda assim não concorda.

“Eu realmente aprecio e respeito sua opinião, mas vejo isso de forma diferente.”

Esta mensagem alivia e suaviza o golpe do seu desacordo. “Pode ser bom usar com seu parceiro, ou até mesmo supervisor de trabalho”, diz Silva.

“Essa é uma perspectiva realmente única. Eu nunca pensei nisso assim antes.”

É perfeitamente possível que esta seja a primeira vez que você considera essa perspectiva e ainda não está pronto para se comprometer a concordar ou discordar dela, diz Morgan.

A chave para discordar educadamente de alguém que usa essas ou outras frases semelhantes é abordar a conversa com a mente aberta, sem entrar em território acusatório ou defensivo. E se você realmente não quer perder muito tempo discutindo o assunto, comunique isso à pessoa de maneira respeitosa e faça o possível para seguir em frente.