Use estas três frases para combater o estigma do peso no consultório médico

consultório médico
consultório médico

Não deixe que a discriminação de peso do passado o impeça de procurar atendimento médico.

Pessoas gordas muitas vezes sofrem discriminação e estigmatização quando procuram tratamento médico. É um grande problema que leva a problemas metabólicos, aumento da inflamação, evitação de cuidados médicos e aumento do risco de mortalidade. Pode ser um desafio, mas defender-se verbalmente nas consultas médicas pode reduzir parte do impacto negativo do estigma do peso.

Os pesquisadores dizem que sentir-se estigmatizado ou estereotipado em uma consulta médica pode, na verdade, tornar mais difícil para você pensar e se comunicar de maneira eficaz. Se isso soa verdadeiro para suas próprias experiências no médico, você pode querer ir para sua próxima consulta com uma folha de dicas de frases recentemente compartilhadas pelo palestrante, escritor e pesquisador Ragen Chastain , em seu Boletim de Peso e Saúde , onde ela escreve sobre a intersecção da ciência do peso, estigma do peso e cuidados de saúde.

“É claro que existem inúmeras técnicas para lidar com o estigma do peso, mas quando penso nas três principais frases, penso em opções que nos ajudarão a obter os cuidados que queremos e precisamos, mesmo num sistema de saúde que muitas vezes tenta reduzir todos os nossos cuidados de saúde para ‘diagnosticar gordura, prescrever perda de peso’”, escreveu Chastain.

“Como você trataria uma pessoa magra com este sintoma/condição?”

Como preparar

Escreva esta pergunta em um cartão para tratá-la como um roteiro real quando estiver no consultório médico. Falar abertamente pode ser muito intimidante, especialmente quando nos sentimos marginalizados e desvalorizados. Tente dizer a frase em voz alta para si mesmo em casa antes da consulta, para não improvisar totalmente quando chegar lá. Não há problema em verificar suas anotações e fazer esta pergunta muito franca.

Quando implantar

Se o seu médico lhe der um diagnóstico e começar imediatamente a falar sobre as opções de perda de peso, lembre-se: qualquer que seja a condição ou sintoma que você tenha, pessoas em corpos menores apresentam o mesmo sintoma ou condição. Eles não recebem prescrição de perda de peso para alergias ou torções nos tornozelos. Existem outras opções para você também.

Seu médico, escreveu Chastain, pode até ficar aliviado em pular a palestra sobre perda de peso para falar sobre tratamentos mais baseados em evidências.

Um bom acompanhamento

Pode parecer um confronto questionar o preconceito de peso e pressionar um profissional a vê-lo como algo mais do que seu IMC, especialmente quando você tem um histórico de se sentir humilhado ou desempoderado em ambientes médicos. Se você sair de uma consulta com a sensação de que não recebeu tratamento neutro em termos de peso, envie uma mensagem no portal perguntando ao médico como ele trataria uma pessoa magra com sua condição ou sintomas. Da próxima vez, pode ser ainda mais fácil defender-se pessoalmente.

“Estou exercendo meu direito de recusa informada.”

Como preparar

Leve seu bloco de notas! Lembre-se de que você não precisa decidir sobre todas as opções de tratamento no momento em que elas são sugeridas. Se o tratamento proposto pelo seu médico parece parte de uma agenda intencional de perda de peso, você pode anotar para fazer mais pesquisas ou fazer perguntas na consulta. 

Quando implantar

Esta frase pode ser útil se você quiser contornar a balança em consultas médicas onde seu peso não é clinicamente relevante. 

Você também pode usar esta frase se o seu médico sugerir dietas, cirurgia para perda de peso, medicamentos para perda de peso ou qualquer outro tratamento que você já pesquisou e decidiu que não é uma boa opção para você (por qualquer motivo), e eles não aceitam. “não, obrigado” como sua resposta final. Você sempre tem o direito de recusar o tratamento. 

“Este tipo de estigma pode estar implícito e o fornecedor pode não estar ciente de que está envolvido nisso, o que, claro, não nega o dano”, escreveu Chastain.

Um bom acompanhamento

Talvez você tenha sido pego no momento e, por um segundo, a perda de peso prescrita pareceu que poderia funcionar desta vez. Se você saiu da consulta e depois reconsiderou, não é tarde para mandar uma mensagem ao médico dizendo exatamente isso. Continue perguntando quais opções de tratamento eles sugeririam para uma pessoa magra.

“Obrigado, mas hoje gostaria de me concentrar em…”

Como preparar

Ao comparecer a uma consulta, você provavelmente sabe quais são suas preocupações. Se você ainda não tem um diagnóstico, sabe quais sintomas causaram desconforto suficiente para chamar o médico. Anote seus sintomas/preocupações antes da consulta para que você possa marcar cada um deles enquanto discute o assunto. 

Quando implantar

Quando seu compromisso (ou provedor) sai do caminho. Alguns médicos estão tão ansiosos para “salvar” os pacientes com intervenções para perda de peso que o motivo inicial para procurar tratamento passa despercebido. Esta frase educadamente traz o foco de volta à sua preocupação.

“A frase ‘Eu gostaria de me concentrar em…’ pode ser inestimável quando você vai a um médico para algo específico (tornozelo torcido, infecção de garganta, reabastecimento de prescrição, membro decepado, etc.), mas a distração do peso do médico está aumentando. o caminho do cuidado ético, baseado em evidências e centrado no paciente que você merece”, escreveu Chastain.

Um bom acompanhamento

Confira mais perguntas e pesquisas sugeridas por Chastain para lidar com o estigma do peso em situações médicas.

“Se o resultado não for o que você esperava, lembre-se de que, embora isso possa se tornar seu problema, não é culpa sua – em primeiro lugar, não deveríamos ter que estudar para uma consulta médica!” Chatain escreveu.

Para obter mais roteiros para conversar com profissionais de saúde enquanto estiver gordo, confira as sugestões da escritora Meg Ellison .