Todos que precisam da vacina contra RSV (e onde obtê-la)

vacina
vacina

O VSR é uma das principais doenças que podem levar a hospitalizações e complicações, principalmente em crianças e idosos.

O vírus sincicial respiratório , ou RSV, apresenta-se para a maioria das pessoas como um forte resfriado. Seus sintomas incluem tosse, congestão e febre baixa. Porém, é uma das principais doenças que podem levar a hospitalizações e complicações , principalmente em crianças e idosos. Se não for tratada, pode ser mortal. Felizmente, agora existem vacinas disponíveis. Vamos detalhar quem precisa ser vacinado e quando.

Bebês

Os pais respiraram aliviados quando uma vacina contra o VSR ficou disponível para crianças . Os Centros de Controle de Doenças recomendam que todas as crianças com menos de oito meses tomem a vacina contra o VSR no outono, junto com a vacina contra a gripe, embora possam receber a vacina no final da temporada, caso ainda não a tenham tomado. Bebês entre oito e 19 meses também devem ser vacinados caso sejam imunocomprometidos. Os prematuros correm um risco particular. 

A vacina contra o VSR proporciona imunidade aumentada por vários meses e, como agora está no calendário de vacinação exigido, é oferecida sem custo adicional pelo seu médico – seja porque é totalmente coberta pelo seguro ou pelo programa Vacinas para Crianças , que cobre crianças elegíveis para o Medicaid, além de crianças indígenas americanas ou nativas do Alasca. Os bebés podem ser vacinados no consultório do pediatra ou médico de família de acordo com o esquema vacinal habitual ou por recomendação do médico.

Adultos com mais de 60 anos

Adultos com mais de 60 anos correm risco de complicações ao contrair VSR. O CDC afirma: “Os adultos com maior risco de doença grave por VSR incluem adultos mais velhos, adultos com doenças cardíacas ou pulmonares crónicas, adultos com sistema imunitário enfraquecido e adultos que vivem em lares de idosos ou instalações de cuidados de longa duração”. Uma vacina diferente da disponível para crianças é recomendada para adultos com mais de 60 anos . Pode ser administrado junto com vacinas contra gripe e COVID. 

Existem alguns lugares para tomar a vacina . O seu médico de cuidados primários ou farmácia oferece a vacina contra o RSV, para começar. E da mesma forma que as primeiras injeções de COVID, existem algumas clínicas de injeções de RSV, como  clínicas de saúde pública , Centros de Saúde Federalmente Qualificados (FQHC) e Clínicas de Saúde Rurais (RHC) . 

Essas injeções preventivas geralmente são totalmente cobertas pelo seguro, mas pode ser necessário certificar-se de que seu provedor esteja conectado à rede. O CDC diz, para adultos: “Se você tiver o Medicare Parte D, seu médico pode recomendar que você tome uma vacina contra RSV em uma farmácia. Em alguns estados, pode ser necessária receita para obter a vacina na farmácia. Discuta com seu médico ou farmacêutico onde é o melhor local para obter uma vacina contra RSV em sua área.” 

Pessoas grávidas

Durante as semanas 32-36 de gravidez, o CDC recomenda a vacina contra o VSR . Tomar as vacinas recomendadas durante a gravidez ajuda a proteger o bebê de doenças por até seis meses após o parto. Eles viram as hospitalizações serem reduzidas pela metade para bebês nascidos de pessoas que foram vacinadas contra o VSR. As pessoas grávidas provavelmente tomarão a vacina na consulta pré-natal, mas podem perguntar sobre como obtê-la em um médico de atenção primária ou em uma farmácia. 

Outros adultos e crianças com mais de oito meses

A maioria das pessoas não corre risco particular de infecção por VSR. Tal como acontece com qualquer doença respiratória, quando doentes com VSR, as pessoas devem evitar outras pessoas, especialmente as populações sensíveis. Atualmente, as vacinas para menores de 60 anos não são recomendadas nem cobertas por seguros. Se você acha que corre risco de contrair VSR devido a outras condições de saúde, converse com seu médico sobre como minimizar a exposição.