Por que você não pode confiar nos números da sua balança inteligente

numeros

Algumas balanças afirmam calcular tudo, desde a porcentagem de gordura corporal até a massa óssea, mas elas precisam fazer muitas suposições.

Eu adoro minha balança inteligente, mas apenas por um recurso: a maneira como ela sincroniza com um aplicativo. É isso. Todos os outros recursos “inteligentes” — como gordura corporal, massa muscular, hidratação e muito mais — são palpites absurdos que não têm relação confiável com a verdade. E isso é verdade para todas as balanças inteligentes do mercado.

Não culpo ninguém por querer saber mais sobre sua balança do que apenas seu peso. O peso flutua por dezenas de razões: podemos ganhar ou perder músculos e podemos ganhar ou perder gordura. Podemos ficar mais leves quando estamos desidratados ou mais pesados ​​porque comemos muito sal na noite passada e estamos retendo água. Não seria ótimo saber a diferença entre todas essas coisas? É isso que muitas balanças inteligentes dizem que podem fazer. Mas elas simplesmente não cumprem o que prometem.

Como as balanças medem a composição corporal

O peso é bastante simples: você sobe na balança e ela mede a força com que a gravidade puxa seu corpo para baixo.

A gordura corporal, a massa muscular, a massa óssea, a água corporal e outras medidas (que podemos resumir como “composição corporal”) vêm de algo chamado análise de bioimpedância, ou BIA.

Almofadas condutoras para os pés na sua balança (que podem ser quase invisivelmente colocadas no material da balança) passam uma corrente através do seu corpo, de um pé para o outro. Você não sentirá essa corrente, e ela não é perigosa, embora se você tiver um marcapasso, pode ser que lhe digam que é melhor desligar esse recurso.

A balança pode detectar a resistência elétrica entre um pé e o outro, o que significa que a corrente está subindo por uma perna, passando pelo seu tronco e descendo pela outra perna. Em essência, a fórmula imagina suas pernas e quadris como uma espécie de formato de ferradura feito de uma mistura de água e não água. Ela usa sua altura (que você insere no aplicativo quando configura um perfil) para estimar o comprimento desse formato de ferradura. E com base na resistência que mede, ela faz um palpite sobre quanto do seu corpo é feito de tecidos adiposos versus tecidos aquosos.

Como você pode esperar, há muitas limitações para essa abordagem. A maior delas é apenas o número de palpites que a fórmula tem que fazer sobre seu corpo para ir de “este é um humano de 5’6″ com um valor de resistência pé a pé de X” para “seu corpo tem 32% de gordura”, muito menos estimar a quantidade de osso ou tecido muscular seco.

Por exemplo, ele faz suposições sobre quanto de sua gordura, músculo e assim por diante estão na parte superior do seu corpo em comparação com a parte inferior. Ele também pode ser desviado por quão hidratado você está, há quanto tempo você se exercitou e se você tem joelhos ou quadris artificiais.

Um artigo de revisão sobre a precisão da BIA aponta que, como são necessárias tantas suposições, mesmo os melhores dispositivos e algoritmos provavelmente nunca serão capazes de fornecer informações totalmente precisas e detalhadas sobre a composição corporal de um indivíduo:

Um problema fundamental é que a BIA é um método preditivo que requer inerentemente simplificações e suposições baseadas em valores médios da população, mas é considerado aplicável com precisão a todos os indivíduos.

Um estudo da Consumer Reports de 2016 descobriu que as balanças testadas diferiam de uma medição de gordura corporal do BodPod em algo entre 21% e 34%. Isso não é realmente preciso o suficiente para saber com certeza qual é sua porcentagem de gordura corporal. Se você realmente quer um número, qualquer número, um cálculo simples como o estimador de gordura corporal da Marinha provavelmente será tão bom quanto.

Algumas pessoas dizem que gostam de ver sua gordura corporal (ou massa muscular) mudar ao longo do tempo, e que ela vai na direção que elas esperariam. Sua experiência pode variar sobre isso. Minha balança inteligente Withings nunca mostrou nenhuma mudança significativa nesses números para mim, mesmo quando eu sei que minha composição corporal mudou. (E sim, eu tentei ligar o modo “atleta”. Embora eu tenha mais músculos do que a média de pessoas do meu tamanho, os números ficam ainda menos realistas para mim com o modo atleta.)

E todos os outros números?

Balanças inteligentes são amplamente comercializadas pelo número de recursos que elas têm. Uma balança que pode lhe dizer 12 coisas parece mais sofisticada do que uma que só pode lhe dizer uma ou duas métricas, certo?

Se você inserir sua altura no aplicativo e presumir que a balança seja precisa o suficiente para determinar seu peso, as medidas do seu IMC deverão estar corretas, já que o IMC é apenas a relação entre sua altura e peso.

Algumas balanças alegam medir sua TMB (taxa metabólica basal), mas isso geralmente é calculado a partir do seu peso, altura e idade. Você pode obter isso em uma calculadora da internet .

Medidas de músculo, gordura, osso e água corporal são geralmente apenas ajustes na fórmula de gordura corporal calculada pela BIA; por exemplo, massa corporal magra é seu peso total menos gordura corporal. Todas essas medidas têm os mesmos problemas de precisão que discutimos acima sobre a BIA. Eu não daria muita importância a nenhuma delas.

Algumas balanças medem a frequência cardíaca, que você pode verificar; basta contar as batidas do seu pulso enquanto olha para um relógio e ver se elas correspondem ao número da sua balança.

Observe atentamente os outros números que sua balança alega informar e você provavelmente verá que eles são calculados a partir de dados que você coloca em seu perfil no aplicativo, geralmente em conjunto com seu peso ou outros dados da balança.

Então essas balanças são precisas o suficiente para serem úteis? Na minha opinião, não. Se você achar que as leituras são consistentes o suficiente para rastrear ao longo do tempo, vá em frente e divirta-se com elas. Mas eu não usaria os números de uma balança inteligente (exceto para peso) para tomar decisões sobre o que comer ou como treinar.

Quais balanças inteligentes valem a pena comprar?

Temos uma lista aqui das melhores balanças inteligentes , e vou destacar a favorita da nossa editora de recursos Lindsey Ellefson (já que minha própria balança inteligente é um modelo descontinuado). A escolha dela é a iHealth Nexus , que custa cerca de US$ 42, com promoções frequentemente chegando perto de US$ 30. Ela adora a facilidade com que ela sincroniza com outros aplicativos — o que é todo o motivo para comprar uma balança inteligente, na minha opinião.