Investir na bolsa de valores é como ir ao supermercado com inúmeras opções de produtos. No Brasil, somente a B3 concentra cerca de 400 companhias, de tamanhos e setores diferentes.
Se você abrir o home broker da sua corretora, encontrará as mais diversas ações, desde ações de empresas de petróleo (PETR4) até o setor de varejo (MGLU3), de modo que as comparar pode ser tão difícil quanto comparar maçãs e laranjas.
Felizmente, existem indicadores simples que facilitam a comparação entre empresas diferentes, e um deles é o market cap, ou valor de mercado. Se você quer investir, mas não conhece esse indicador, este conteúdo irá te auxiliar. Veja agora o que é o market cap e como ele pode ajudar você a investir melhor.
Quanto uma empresa vale?
Para saber o tamanho de uma empresa, a imensa maioria dos investidores procura saber o quanto ela vale no mercado. Ou seja, qual é o valor total daquela companhia na bolsa de valores.
À primeira vista, você pode pensar que o valor da ação é o que representa esse indicador. Mas lembre-se de que ações são uma fração da empresa, então, o valor de uma ação representa apenas uma parte do valor total da companhia. Para medir o valor da empresa como um todo, existe o market cap.
Essa expressão vem do inglês e é uma abreviação de Market Capitalization, que pode ser traduzida como “capitalização de mercado” ou “valor de mercado”. Independentemente da tradução, o valor de mercado mede o quanto uma empresa vale com base em duas informações: quantas ações ela tem em circulação e o valor de cada ação.
Cálculo do market cap
É fácil descobrir o valor de mercado da empresa, pois você precisa apenas fazer uma simples multiplicação. Basta pegar a quantidade de ações que a empresa tem em circulação (informação presente nos relatórios aos acionistas, no caso de empresas listadas em bolsa) e multiplicar pelo preço de cada ação. Lembrando que o market cap varia de acordo com a oscilação do valor do papel.
Valor de mercado vs valor real
O market cap de uma empresa representa o quanto os investidores estão dispostos a pagar pelas ações daquela empresa. E dado que o preço das ações está em constante mudança, o seu valor de mercado varia ao longo dos dias ou até no mesmo dia.
Ele também é diferente do valor real da empresa, que inclui ativos reais (como máquinas, terrenos e outros bens). Em suma, o market cap é um indicador que mostra uma foto do valor da empresa no momento da análise.
Quanto maior o valor de mercado, maior o porte da empresa. Por isso que as empresas de market cap elevado geralmente estão entre as principais ações da bolsa, o que te ajuda a identificar quais são as companhias mais negociadas, rentáveis e que possuem a maior quantidade de negócios.
A importância do market cap
Como um indicador do tamanho de uma empresa, o valor de mercado é um indicador útil que ajuda a selecionar as companhias de acordo com a sua estratégia de investimento. Esse é um bom ponto de partida caso você esteja começando a montar sua carteira.
Conforme vimos anteriormente, empresas maiores e mais consolidadas tendem a possuir um market cap mais elevado. Esse alto valor de mercado torna o preço das ações menos volátil, pois seria preciso uma grande quantia caso algum investidor quisesse manipular o mercado.
Market cap como ferramenta de investimento
Fazendo uma analogia, você pode jogar uma pedra pequena bem longe num lago. Mas e uma pedra de 50 kg? Você provavelmente não conseguiria movê-la com facilidade nem a jogar tão longe, certo?
O mesmo princípio vale para empresas e seu market cap. Quanto maior o valor de mercado da empresa, mais estável é o preço das suas ações, que sofrem menos perdas em momentos de crise.
Como são maiores em tamanho, as empresas com valor de mercado elevado têm lucros maiores, mas geralmente não têm mais como reinvestir no seu crescimento. Logo, para gerar valor ao acionista, elas costumam distribuir dividendos elevados.
Por outro lado, as empresas de market cap elevado têm menos potencial de crescer, algo no qual as empresas de market cap mais baixo levam mais vantagens. Estas têm mais espaço para crescer no longo prazo e ter retornos elevados em suas ações, aumentando o valor do seu portfólio.
Logo, você pode adotar o valor de mercado como um critério para estabelecer equilíbrio na sua carteira, combinando ações de vários segmentos. Essa estratégia permite que você consiga aproveitar o potencial de alta das empresas de menor market cap e proteger-se da volatilidade tendo ações de empresas maiores, que deixarão sua carteira protegida e abastecida com uma boa renda passiva.
Leave a Reply