Como criar um plano financeiro para metas de curto e longo prazo?

Como criar um plano financeiro para metas de curto e longo prazo

Criar um plano financeiro para metas de curto e longo prazo é essencial para alcançar objetivos financeiros de maneira eficaz e organizada. 

Economizar para uma viagem, fazer sua primeira compra na Casas Bahia, pagar dívidas ou se aposentar confortavelmente, ter um plano claro pode ajudá-lo a gerenciar suas finanças de forma inteligente e a alcançar seus sonhos. 

Esse plano deve variar de acordo com cada meta, mas existem algumas regras gerais que valem tanto para o curto quanto para o longo prazo. Neste texto, exploraremos como você pode criar um plano financeiro abrangente para suas metas de curto e longo prazo.

Divida suas metas

Se você tem uma meta muito grande em prazo ou tamanho, considere dividi-la em “pedaços” menores; ou seja, em metas de curto prazo. Por exemplo, se o seu sonho é comprar um imóvel, você pode dividir essa meta da seguinte maneira:

  • primeiro passo: conseguir o valor do sinal/entrada;
  • segundo passo: obter o dinheiro das parcelas intercaladas;
  • terceiro passo: o valor das chaves.

O mesmo vale para metas como fazer uma graduação ou um intercâmbio no exterior. Além de facilitar na hora de executar seu plano, ter metas menores serve como forma de medir seu progresso e estimular novas conquistas.

Prazos e valores

Agora que você já sabe quais são as suas metas e como dividi-las, chegou a hora de definir o que você precisa. Pegando novamente o exemplo do imóvel, é preciso pensar em quanto você precisa ter em valor para conseguir cada uma das pequenas metas até a compra do seu imóvel.

Outro fator importante é determinar os prazos específicos para cada uma de suas metas. Esse prazo pode se dividir em semanas, meses ou até anos, mas tudo vai depender do seu objetivo. Contudo, lembre-se de que metas maiores demandam mais tempo para serem concretizadas. 

Isso ajudará a criar um plano de economia e investimento realista para atingir suas metas dentro do prazo desejado. E, claro, serve como medida do seu progresso em direção àquela sonhada meta.

Crie um fundo de emergência

Infelizmente, a vida é cheia de imprevistos que, como o nome diz, podem acontecer nas horas mais inesperadas. E se você não tem dinheiro para lidar com essas emergências, elas podem colocar um fim aos planos de cumprir suas metas.

Por isso, antes de fazer qualquer planejamento financeiro, certifique-se de ter um fundo de emergência adequado para cobrir despesas inesperadas, como reparos de carro ou despesas médicas. É ideal que esse fundo de emergência tenha um valor correspondente a três ou seis meses das suas despesas.

Ao ter um fundo de emergência, você se protege contra eventuais crises e tem uma segurança maior para conduzir seus planos de curto e longo prazo mesmo em momentos de crise.

Monitore seu progresso

Durante o seu processo, não trace as suas metas e as deixe abandonadas em algum aplicativo ou bloco de notas. Monitore regularmente seu progresso, confira o que você já cumpriu e o que falta cumprir, e faça os ajustes necessários. Modifique prazos, valores e objetivos sempre que for necessário.

Se sua situação financeira mudar ou se suas metas mudarem ao longo do tempo, adapte seu plano financeiro para refletir essas mudanças. Também utilize planilhas para monitorar o avanço das suas finanças e adiantar o cumprimento de metas com eventuais bônus financeiros, como o 13º salário ou saque do FGTS, por exemplo. 

Se você não tiver certeza sobre como criar um plano financeiro eficaz ou investir seu dinheiro, considere procurar a orientação de um profissional financeiro avançado. Um consultor financeiro pode ajudá-lo a desenvolver um plano personalizado com base em suas necessidades e seus objetivos específicos.

Julio Cesar
Julio Cesar professor de historia, lingua portuguesa. Julio é adventista do 7 dia, apaixonado por tecnologia, biblia e conhecimentos gerais.