Financiamento de carros seminovos: tudo que você precisa saber

Financiamento de carros seminovos

O mercado de carros seminovos no Brasil está em constante crescimento, impulsionado pela busca por alternativas mais acessíveis aos veículos novos. O financiamento surge como uma opção atrativa para quem deseja realizar o sonho de ter um carro próprio sem comprometer todo o orçamento.

Neste artigo, abordaremos tudo que você precisa saber sobre o financiamento de carros seminovos, desde as opções disponíveis no mercado até as dicas para escolher o melhor plano para suas necessidades.

Carros seminovos: modalidades de financiamento

Existem três modalidades principais de financiamento para carros seminovos:

CDC (Crédito Direto ao Consumidor)

O CDC, sigla para Crédito Direto ao Consumidor, é uma modalidade de crédito que permite financiar a compra de bens de consumo, como carros, eletrodomésticos e móveis. É uma opção popular para quem não tem o valor total do produto disponível à vista, facilitando a realização de compras de alto valor.

O CDC funciona da seguinte forma: você toma um empréstimo de uma instituição financeira para financiar a compra do bem desejado. O valor do empréstimo é equivalente ao valor do produto, acrescido de juros e taxas. Já o pagamento do empréstimo é feito em parcelas mensais, durante um período determinado, geralmente entre 12 e 60 meses.

Leasing

O Leasing, também conhecido como Arrendamento Mercantil, é uma modalidade de contrato que permite a você usar um bem por um período determinado, geralmente entre 24 e 48 meses, mediante o pagamento de um aluguel mensal. Ao final do contrato, você tem a opção de:

  • Comprar o bem: você pode comprar o bem pelo valor residual, pré-determinado no contrato.
  • Devolver o bem: você pode simplesmente devolver o bem à arrendadora e não precisa se preocupar com a revenda.
  • Renovar o contrato: você pode renovar o contrato por um novo período, caso ainda precise do bem.

Consórcio

O consórcio é uma modalidade de autofinanciamento que permite a um grupo de pessoas se unir para adquirir bens de consumo, como carros seminovos. No consórcio, não há pagamento de juros, mas sim uma taxa de administração. 

O grupo formado contribui mensalmente com um valor determinado, e a cada mês, um dos consorciados é contemplado e recebe a carta de crédito para adquirir o bem desejado. Para participar de um consórcio, as etapas são as seguintes:

  • Escolha do grupo: você pode escolher um grupo de consórcio já em andamento ou participar da formação de um novo grupo.
  • Definição do valor da cota: a cota é o valor que você pagará mensalmente, a depender do valor do carro que você deseja comprar e do prazo do consórcio.
  • Pagamento das mensalidades: as mensalidades do consórcio são compostas pela cota, pela taxa de administração e pelo fundo de reserva.
  • Assembleias: as assembleias são realizadas mensalmente para sortear os consorciados que serão contemplados com a carta de crédito.
  • Contemplação: ao ser contemplado, você recebe a carta de crédito e pode usar o valor para comprar o carro seminovo desejado.

Escolha uma loja confiável

Agora que você já conhece as formas de financiamento de carros seminovos, é hora de escolher qual o modelo da sua preferência. A Movida Seminovos possui mais de 4.000 carros seminovos em estoque e a maior variedade de cores e marcas, todos disponíveis à pronta entrega e para compra 100% on-line. 

Ao optar por uma loja confiável, como a Movida Seminovos, você garante uma experiência de compra ainda mais segura. A Movida Seminovos destaca-se pela garantia de procedência e transparência na negociação de veículos. 

Visite o site e confira de perto todas as opções e condições especiais da Movida Seminovos.

Julio Cesar
Julio Cesar professor de historia, lingua portuguesa. Julio é adventista do 7 dia, apaixonado por tecnologia, biblia e conhecimentos gerais.