Ainda que seja muito conhecido e quase toda a gente tenha um endereço de email, essa ferramenta é muitas vezes esquecida pelos empreendedores, que não conhecem as vantagens do email marketing e não imaginam como essa ferramenta pode ser útil para os seus negócios digitais.
Entenda como pode usar o email marketing para conquistar o sucesso que você deseja.
O uso do correio eletrônico para comunicar
O email é uma ferramenta poderosa, já que permite uma comunicação ampla com um conjunto de clientes, mas chega a cada um de forma personalizada e individual, contribuindo para criar um relacionamento mais próximo, que valoriza a marca aos olhos do leitor.
Sabendo o fito de seu email, o empreendedor pode criar uma relação o público-alvo, o que irá criar um relacionamento de confiança que confere autoridade à marca. Além disso, esta é uma forma de dar a conhecer novos serviços e produtos, ou ainda de enviar vouchers e promoções especiais que elevam a reputação da empresa e criam a fidelização dos clientes.
Criando estratégias para criar leads (uma base de dado de emails de potenciais clientes), certamente conquistará um conjunto relevante de clientes.
Aspetos a considerar no email marketing
Claro que para que tudo isso jogue a seu favor você precisa atender a alguns aspetos. Os emails deverão ser breves e de leitura fácil, bem escritos e sem erros.
Garanta uma linguagem não ofensiva e leve, com títulos breves na secção de “assunto”. A qualidade do conteúdo também será importante para que o email não acabe caindo na pasta do correio indesejado (spam).
Sempre inclua uma CTA (call to action) que diga aos recetores de seu email o que você gostaria que eles fizessem. Por exemplo, “clique no link para saber mais” ou “compre agora para usar o voucher promocional”.
Seja criativo e original
Todo o mundo já ouviu falar de estratégias que resultaram em públicos amplos, mas tentar imitar esses criadores poderá ser um erro. Sua marca deve ter uma voz própria e uma criatividade direcionada para seu nicho. Assim, tente manter os emails personalizados e em conformidade com a imagem e os princípios da marca, garantindo que cria uma identidade apelativa e que os clientes consigam reconhecer por si mesmos.
Você pode automatizar o envio, preparando-o para se dirigir de forma personalizada a cada cliente, o que dará um toque mais pessoal e único a cada email.
Se lembre ainda que, no Brasil, mais de 70% dos usuários vê seu correio eletrônico no celular, pelo que qualquer design deve ser fácil de ler nos dispositivos móveis.
Considere ainda criar conteúdos para as redes sociais ou mensagens de texto para enviar por WhatsApp Business, informando que enviou um email especial. Essa comunicação cruzada ajudará a impulsionar o negócio e ainda dirá aos interessados para checarem suas caixas de spam, caso o email tenha caído nelas.
O uso do email marketing é uma boa forma de promover produtos e serviços, e criar ou reforçar seu relacionamento com seus clientes. Assim, não deixe de integrá-lo em suas estratégias de comunicação para garantir o sucesso do seu negócio.
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