Como prolongar a vida útil dos seus eletrodomésticos com manutenção preventiva

Como prolongar a vida util dos seus eletrodomesticos com manutencao preventiva

A maioria dos nossos eletrodomésticos podem durar muitos anos em perfeito estado de funcionamento. Você pode até mesmo fazer essa duração chegar a mais de uma década com simples cuidados feitos a cada 15 dias, levando certos instrumentos a passar facilmente dos 20 anos de vida útil.

Você pode achar que os eletrodomésticos atuais são ruins e têm baixa durabilidade, mas pode evitar problemas apenas com uma prática simples e que não requer nenhum custo: fazer a limpeza e manutenção dos seus equipamentos.

Você já teve algum problema na sua cozinha e precisou trocar peças da geladeira, por exemplo? Saiba que isso pode ser facilmente evitável com uma limpeza nas partes traseiras, o que evita superaquecimento e pode reduzir a maior parte dos problemas.

De fato, a falta de limpeza é o maior inimigo da maioria dos eletrodomésticos, como ventiladores e ar-condicionado, mas é possível resolver esses problemas prolongando a vida útil do seu equipamento em anos — com apenas cinco minutos de limpeza periódica. Por isso, hoje vamos te mostrar algumas dicas para fazer essa limpeza com eficiência e deixar seus eletrodomésticos como novos a cada duas semanas.

Limpeza adequada dos eletrodomésticos

Poeira, gordura e resíduos de alimentos são os maiores inimigos. Dependendo do local onde fica seu eletrodoméstico e da frequência de uso, eles podem se acumular nos eletrodomésticos e comprometer seu funcionamento.

Além disso, o acúmulo dessas substâncias pode fazer mal até para a sua saúde, gerando desde alergias até intoxicação alimentar. Por isso, é essencial realizar a limpeza regular de cada equipamento conforme as orientações do fabricante. Confira algumas dicas gerais que você pode utilizar a seu favor.

Geladeira e freezer

As regiões internas e a parte de trás desses eletrodomésticos são as que exigem maior atenção e limpeza. Você deve fazer a limpeza das prateleiras e gavetas periodicamente com uma solução de água morna e bicarbonato de sódio. Fazer isso uma vez por mês já é o suficiente para evitar o acúmulo de odores e bactérias.

Também é recomendável limpar a parte traseira e a grade de ventilação para evitar o superaquecimento do motor. Nesse caso, o tempo de limpeza pode variar: se você morar em regiões com baixo acúmulo de poeira, pode fazer a limpeza da parte traseira a cada dois meses.

Micro-ondas

O micro-ondas geralmente acumula resíduos de comida após cada refeição que você esquenta no aparelho. Para limpá-lo, use um pano úmido e uma mistura de vinagre e água.

Você também pode usar a função “remover odor” do micro-ondas para remover o cheiro de comida. E, quando possível, sempre esquente os pratos com alguma cobertura, para evitar o respingo de resíduos.

Fogão e forno

A gordura acumulada pode dificultar o funcionamento desses aparelhos, especialmente a gordura entre as bocas. Caso o seu fogão seja do tipo convencional, utilize produtos desengordurantes e ferramentas para desentupir as bocas.

No caso de fogões por indução, use um pano úmido e desengordurante. De preferência, faça essa limpeza todos os dias após a última refeição no fogão e sempre limpe as grelhas do forno após o uso.

Ar-condicionado e ventilador

O maior inimigo desses dois eletrodomésticos é a poeira, pois ela consegue se fixar nas pás do ventilador ou nos filtros do ar-condicionado. O acúmulo de poeira tende a comprometer a eficiência do equipamento, além de ser muito prejudicial se você tiver alergias ou problemas respiratórios.

Por isso, limpe as grades e hélices regularmente. No caso dos ventiladores, pelo menos a cada 15 dias. Já no caso do ar-condicionado, remova os filtros e faça a limpeza em água corrente pelo menos a cada três meses. Evite usar sabão convencional para limpá-los.

Filtros de outros instrumentos e peças móveis desempenham um papel fundamental no funcionamento adequado dos eletrodomésticos. Logo, faça a limpeza periódica e a manutenção interna de motores de ventilador, geladeira e outros equipamentos para retirar as impurezas que possam entrar nas peças finas dos motores e causar panes ou até a queima do equipamento.

Essa manutenção preventiva vai te custar o mínimo de trabalho e pode até sair de graça, mas vai gerar uma enorme economia de longo prazo ao manter seu eletrodoméstico funcionando por mais tempo.