Exposições

> ATUAIS

Caneta, Lente & Pincel

06 de Dezembro a 01 de Fevereiro de 2015

Uma ideia inovadora que surgiu há mais de cinco anos e tornou-se um badalado blog. O “Caneta, Lente & Pincel” é um projeto que une as mais diversas vertentes artísticas. A proposta é simples: a partir de uma imagem – vídeo, fotografia, pintura, desenho etc – ou música cria-se um texto. Ou vice-versa.

Atualmente são 26 artistas que colaboram na fanpagehttps://www.facebook.com/CanetaLentePincel?ref=ts&fref=ts, atualizada regularmente. A boa recepção acabou levando o projeto do mundo virtual para o real. Diversos saraus competitivos e multiartísticos foram realizados em espaços distintos, tais como um sebo, uma galeria de arte, um centro cultural e um café. A passagem para o universo tridimensional, contudo, encontrou suas maiores expressões através de exposições, realizadas na Casa Benet Domingo, no Centro Cultural Justiça Federal, e no Monumento Estácio de Sá.

O projeto tem agora seu ápice com a exposição “Caneta, Lente & Pincel – jogo”, no MAM. Esta exposição de obras inéditas foi um jogo do qual os próprios artistas fizeram parte.

A exposição segue o formato da conhecida brincadeira de telefone sem fio. Na primeira parte,15 obras bidimensionais se sucedem. Cada uma foi feita inspirada exclusivamente na obra anterior. Os artistas participantes deste primeiro grupo pertencem a áreas diversas, tias como literatura e videoarte. A primeira obra teve um tema secreto, conhecido somente pelo artista que a criou: “jogo”.

A segunda parte da exposição é composta por obras tridimensionais que são releituras das obras da primeira parte. Neste momento, escritores se juntaram a artistas de áreas diversas para compor as obras em duplas ou em trios.

O jogo está aberto e convidamos o visitante a interagir com nosso projeto multifacetado e multiartístico.

Compartilhe

  • Mantenedores