CINEMATECA

> ATUAIS

Maio 2015

Fantaspoa no Rio + Ingmar Bergman + Rio de Janeiro no cinema

FANTASPOA NO RIO

A Cinemateca, com apresentação da Petrobras, realização da Fantaspoa Produções e apoio cultural do Instituto Cervantes e Acción Cultural España, apresenta uma mostra com três longas metragens e alguns curtas que integram a décima primeira edição do Festival Internacional de Cinema Fantástico de Porto Alegre. O Fantaspoa é o maior festival de cinema fantástico da América Latina.

As sessões contarão com a presença dos diretores.

 

INGMAR BERGMAN

Em maio, a cinemateca apresenta uma retrospectiva da obra deste que é um dos mais importantes cineastas da história. Serão exibidos treze de seus longas metragens, notadamente do início de sua carreira e também um de seus últimos trabalhos Na presença de um palhaço (1997), filme realizado para a televisão.

 

RIO DE JANEIRO NO CINEMA

O RIO DE JANEIRO POR NELSON PEREIRA DOS SANTOS E CARLOS HUGO CHRISTENSEN

Dando prosseguimento a mostra comemorativa dos 450 anos do Rio de Janeiro, em maio a cinemateca exibe filmes de Nelson Pereira dos Santos e Carlos Hugo Christensen, dois dos cineastas que melhor retrataram a cidade.

 

sab 02

16h – Rio de Janeiro no cinema – Rio, Zona Norte de Nelson Pereira dos Santos. Brasil, 1957. Com Grande Otelo, Jece Valadão, Ângela Maria. 86’.

Um compositor de samba cai de um trem de subúrbio em movimento. Enquanto é socorrido, sua vida é narrada em flashback.

Classificação indicativa – 14 anos.

 

18h – Rio de Janeiro no cinema – Meus amores no Rio de Carlos Hugo Christensen. Brasil/Argentina, 1950. Com Suzana Freire, Jardel Filho, Domingos Alzugaray. 114’.

Num programa televisivo de perguntas e respostas, uma moça argentina ganha como prêmio uma viagem ao Rio de Janeiro.

Classificação indicativa – livre.

 

dom 03

15h – Rio de Janeiro no cinema – Crônica da cidade amada de Carlos Hugo Christensen. Brasil, 1965. Com Procópio Ferreira, Fregolente, Thais Portinho. 110’.

O diretor homenageia o Rio de Janeiro, na passagem do quarto centenário da cidade, através de onze pequenas estórias, baseadas em crônicas de autores famosos.

Classificação indicativa – 14 anos.

 

17h – Rio de Janeiro no cinema – Rio, 40 graus de Nelson Pereira dos Santos. Brasil, 1955. Com Jece Valadão, Glauce Rocha, Roberto Bataglin. 97’.

Num domingo carioca, a vida é retratada através de cinco pequenos vendedores de amendoim.

Classificação indicativa – 14 anos.

 

qui 07

18h30 – Sessão Latina – Sala escura – Mundialito de Sebastián Bednarik. Uruguai/Brasil, 2010. Legendas em inglês. 72’.

Documentário uruguaio sobre futebol. Sessão em homenagem ao escritor Eduardo Galeano, recentemente falecido, um fã do referido esporte.

Classificação indicativa – 14 anos.

 

sex 08

18h30 – Extra – 500 almas de Joel Pizzini. Brasil, 2004. Com Paulo José, Matheus Nachtergaele. 105’.

Documentário sobre os índios guatós, que chegaram a ser considerados extintos nos anos 1960, mas que perdura na região do Pantanal.

Classificação indicativa – 14 anos.

 

sab 09

16h – Bergman – Crise (Kris) de Ingmar Bergman. Suécia, 1946. Com Inga Landgré, Stig Olin, Marianne Löfgren. Legendas em português. 93’. Cópia em DVD.

Uma professora de piano de uma pequena cidade sueca entra em crise quando a mãe biológica de sua filha adotiva aparece e decide levá-la para Estocolmo.

Classificação indicativa – 16 anos.

 

18h – Bergman – Chove sobre nosso amor (Det Regnar paa Vaar Kaerlek) de Ingmar Bergman. Suécia, 1946. Com Barbro Kollberg, Birger Malmsten. Legendas em português. 95’. Cópia em DVD.

Após perder o trem, Maggi encontra David e eles passam a noite juntos.

Classificação indicativa – 16 anos.

 

dom 10

15h – Bergman – Música na noite (Musik i morker) de Ingmar Bergman. Suécia, 1947. Com Mai Zetterling, Birgen Malmsten, Olof Winnerstrand. Legendas em português. 87’. Cópia em DVD.

Um pianista virtuose sofre um acidente militar e fica cego. Sua noiva e seus amigos o abandonam e ele vai viver na casa de uma tia.

Classificação indicativa – 16 anos.

 

17h – Bergman – Um barco para a Índia (Skepp till Indialand) de Ingmar Bergman. Suécia, 1947. Com Holger Löwenadler, Anna Lindahl, Birger Malmsten. Legendas em português. 98’. Cópia em DVD.

Um marinheiro retorna a seu porto de origem depois de sete anos, quando espera reencontrar a garota pela qual está apaixonado.

Classificação indicativa – 16 anos.

 

sex 15

18h30 – Extra – Entreato (Entr’acte) de René Clair. França, 1924. Com Francis Picabia. Paris que dorme (Paris qui dort) de René Clair. França, 1924. Com Henri Rollan. Legendas em português. 71’. Cópias em DVD. Sessão com acompanhamento de piano ao vivo por Cadu.

Dois clássicos da avant-garde francesa dirigidos por René Clair.

Classificação indicativa – 14 anos.

 

sab 16

16h – Extra – Crônicas de Anna Magdalena Bach (Chronik der Anna Magdalena Bach. De Jean-Marie Straub, Danièle Huillet. Alemanha, Itália, 1968. Com Gustav Leonardt, Christinane Lang, Paolo Carlini. Legendas em português. Cópia em DVD. 94’.

A segunda esposa de Bach descreve vários estágios da vida do marido, do cargo de regente em Coethen à morte tranqüila e delicada.

Classificação indicativa – 14 anos.

 

18h – Fantaspoa no Rio – Encarna de Sam. Espanha, 2003. 10’. Hermético de Sam. Espanha, 2004. 5’.O Ataque dos Kriters Assassinos (El ataque de los Kriters asesinos) de Sam. Espanha, 2007.10’. The Werepig de Sam. Espanha, 2010. 22’.Vicenta de Sam. Espanha, 2010. 22’. Legendas em português.

Programa de curtas metragens em animação dirigidos por Sam.

Classificação indicativa – 14 anos.

 

dom 17

15h – Bergman – No limiar da vida (Nära Livet) de Ingmar Bergman. Suécia, 1957. Com Eva Dahlbeck, Ingrid Thulin, Bibi Andersson. Legendas em português. 84’. Cópia em DVD.

Em uma maternidade, três mulheres relevam suas vidas enquanto decidem se ficarão com as crianças ou as darão para adoção.

Classificação indicativa – 16 anos.

 

17h – Bergman – Quando as mulheres esperam (Kvinnors Väntan) de Ingmar Bergman. Suécia, 1952. Com Anita Björk, Eva Dahlbeck, Maj-Britt Nilsson. Legendas em português. 107’. Cópia em DVD.

Rakel, Marta, Karin e Annette são casadas com quatro irmãos. Enquanto aguardam em uma casa de campo, elas relatam suas vidas matrimoniais.

Classificação indicativa – 16 anos.

 

qui 21

18h30 – Fantaspoa no Rio – O Cadáver de Anna Fritz (El cadáver de Anna Fritz) de

Hèctor Hernández Vincens. Espanha, 2015. Com Albert Carbó, Alba Ribas, Bernat

Saumell. Legendas em português. 76’.

Necrofilia. Anna Fritz, uma belíssima atriz, morre. Três jovens rapazes invadem o

Necrotério, pois querem vê-la nua.

Classificação indicativa – 18 anos.

 

sex 22

18h30- Fantaspoa no Rio – Intacto de Juan Carlos Fresnadillo. Espanha, 2001. Com Max von Sydow, Eusebio Poncela, Leonardo Sbaraglia. Legendas em português. 108’.

Federico tem o dom de assimilar a sorte dos que o rodeam. Passa grande parte de seu tempo em um cassino, em um deserto de lava, propriedade de um sobrevivente do holocausto.

Classificação indicativa – 16 anos.

 

dom 24

16h – Bergman – Para não falar de todas essas mulheres (För att inte tala om alla dessa kvinnor) de Ingmar Bergman. Suécia, 1963. Com Bibi Andersson, Harriet Andersson, Eva Dahlbeck. Legendas em português. 80’. Cópia em DVD.

Um crítico pretensioso está escrevendo a biografia de um violoncelista virtuose, para fazer sua pesquisa ele se hospeda em sua casa por alguns dias.

Classificação indicativa – 16 anos.

 

18h – Bergman – Na presença de um palhaço (Larmar och gör sig till) de Ingmar Bergman. Suécia/Itália/Noruega/Alemanha/Dinamarca, 1997. Com Börjie Ahlstedt, Erland Josephson. Legendas em português. 119’. Cópia em DVD.

Filme para televisão. Em 1925, um engenheiro é internado em um hospital psiquiátrico. Do seu quarto ele alimenta o projeto de inventar o cinema falado.

Classificação indicativa – 16 anos.

 

qui 28

18h30 – Cineclube plano – Cineclube plano – O leão de sete cabeças (Der Leone have sept cabeças) de Glauber Rocha. Brasil/Itália, 1969. Com Rosa Maria Penna, Rada Rasssimov, Jean-Pierre Léaud. 95’.

Denúncia do colonialismo e do subdesenvolvimento. Uma história geral do colonialismo euro-americano na áfrica.

Classificação indicativa – 16 anos.

 

 

sex 29

18h30 – Bergman – A paixão de Ana (En passion) de Ingmar Bergman. Suécia, 1970. Com Liv Ullmann, Bibi Andersson, Max von Sydow. Legendas em português. 101’. Cópia em DVD.

Andreas vive sozinho em uma ilha, até que um dia se envolve com Ana, uma viúva misteriosa. Eles passam a ser amigos de um casal vizinho, com quem partilham decepções e sonhos.

Classificação indicativa – 16 anos.

 

sab 30

16h – Bergman – Juventude (Sommarlek) de Ingmar Bergman. Suécia, 1951. Com Maj-Britt Nielsson, Birger Malmsten, Alf Kjellin. Legendas em português. 96’. Cópia em DVD.

Enquanto espera pelo ensaio do Balé O Lago dos Cisnes, uma jovem e solitária bailaria recebe um diário pelo correio.

Classificação indicativa – 16 anos.

 

18h – Bergman – Através de um espelho (Sasom i en spegel) de Ingmar Bergman. Suécia, 1961. Com Harriet Andersson, Gunnar Björnstrand, Max von Sydow. Legendas em português. 89’. Cópia em DVD.

Karin, afetada por crises de loucura, entra em conflito com seus familiares durante as férias de verão em uma ilha distante.

Classificação indicativa – 16 anos.

 

dom 31

15h – Bergman – Rumo à felicidade (Till glädje) de Ingmar Bergman. Suécia, 1950. Com Maj-Britt Nilsson, Stig Olin, Birger Malmsten. Legendas em português. 98’. Cópia em DVD.

Dois jovens violinistas se casam e têm dois filhos. Eles vivem felizes até que Stig se envolve com outra mulher.

Classificação indicativa – 16 anos.

 

17h – Bergman – A fonte da donzela (Jungfrukällan) de Ingmar Bergman. Suécia, 1960. Com Max von Sydow, Birgitta Valberg, Gunnel Lindblom. Legendas em português. 89’. Cópia em DVD.

Idade Média na Suécia. Uma jovem de 15 anos é violentada e brutalmente morta por dois homens quando ia para igreja. Por ironia do destino, os assassinos procuram abrigo na casa do pai da menina.

Classificação indicativa – 16 anos.

 

ter 02/06

18h30 – Fantaspoa – O Incidente (El incidente) de Isaac Ezban. México, 2014. Com Raúl Méndez, Magda Brugengheim, Humberto Busto. Legendas em português. 100’.

Duas histórias paralelas de dois personagens atrelados a um espaço ilógico e infinito.

Classificação indicativa – 16 anos.