CINEMATECA

> ATUAIS

Janeiro 2015

Chaplin sem Carlitos

Em janeiro a cinemateca exibe uma mostra com longas metragens de Charles Chaplin sem o personagem que o imortalizou – Carlitos. A retrospectiva traz todos os seus filmes sonoros e um mudo, que é o primeiro drama de sua carreira, onde ele preferiu não ser ator.

 

sex 16

18h30 – Chaplin – Luzes da ribalta (Limelight) de Charles Chaplin. EUA, 1952. Com Charles Chaplin, Claire Bloom, Nigel Bruce. Legendas em português. 137’. Cópia em DVD.

Um comediante falido e uma dançarina com instintos suicidas conseguem encontrar esperança e o sentido de suas vidas, depois que se encontram.

Classificação indicativa – 14 anos.

 

sab 17

16h – Chaplin – Um rei em Nova Iorque (A King in New York) de Charles Chaplin. Grã-Bretanha, 1957. Com Charles Chaplin, Maxime Audley, Jerry Desmond. Legendas em português. 110’. Cópia em DVD.

Um monarca deposto recentemente se muda para Nova Iorque e acidentalmente vira uma celebridade televisiva. Logo ele é erroneamente acusado de comunista.

Classificação indicativa – 14 anos.

 

18h – Chaplin – A condessa de Hong Kong (A Countess from Hong-Kong) de Charles Chaplin. Grã-Bretanha, 1967. Com Marlon Brando, Sophia Loren, Sydney Chaplin. Legendas em português. 120’. Cópia em DVD.

Uma descendente da nobreza russa, cuja família fugiu para Hong Kong por conta da revolução soviética, conhece um rico empresário americano.

Classificação indicativa – 14 anos.

.

qui 22 
18h30 – Resistir ao passado, ignorar o futuro e a incapacidade de conter o presente – Trocas Bruscas de Vijai Patchineelam. Brasil, 2012, HD video, 22´. O movimento é dado pela sucessão de imagens estáticas e de objetos. Filmado no Jardim Canadá, área tomada pela indústria de mineração com transformação acelerada e pouco planejada. Parte 2 de Vijai Patchineelam, Brasil, 2014, HD video, 15´. Uma visão do bairro Jardim Canadá. Seguindo cães de rua o video retrata a paisagem explorando os terrenos baldios e as ruas do bairro. Sessão retrilhadas por DEDO e Pontogor.

sex 23

18h30 – Chaplin – Casamento ou luxo (A woman of Paris) de Charles Chaplin. EUA. 1923. Com Edna Purviance, Clarence Geldart, Carl Miller. Legendas em português. 78’. Cópia em DVD. Sessão com acompanhamento de piano ao vivo por Cadu.

Primeiro drama da carreira de Chaplin, que preferiu não ser ator no filme. Um homem acaba se apaixonando por uma cortesã.

Classificação indicativa – 14 anos.

 

sab 24

16h – Chaplin – Monsieur Verdoux de Charles Chaplin. EUA, 1947. Com Charles Chaplin, Mady Correl, Allison Roddan. Legendas em português. 124’. Cópia em DVD.

Homem cínico sustenta sua família se casando e assassinando mulheres ricas por conta do dinheiro.

Classificação indicativa – 14 anos.

 

18h30 – Chaplin – O Grande Ditador (The great dictator) de Charles Chaplin. EUA, 1940. Com Charles Chaplin, Paulette Goddard, Jackie Oakie. Legendas em português. 125’. Cópia em DVD.

Ditador quer expandir seu império, enquanto um pobre barbeiro judeu tenta escapar da perseguição do regime imposto pelo déspota.

Classificação indicativa – livre.

sex 30

16h – Extra – A sombra do pecado (Cast a dark shadow) de Lewis Gilbert. Grã-Bretanha, 1955. Com Dick Bogarde, Margaret Lockwood, Kay Walsh. Legendas em português. Cópia em DVD. 82’.

Um esperto caçador de fortunas com uma propensão para o assassinato mata sua esposa, e consegue fugir.

Classificação indicativa – 16 anos.

sab 31

16h – Extra – Lady Snowblood – vingança na neve (Shurayukihime) de Toshiya Fujita. Japão, 1973. Com Meiko Kaji, Toshio Kurosawa, Masaaki Daimon. Legendas em português. 97’. Cópia em DVD.

Filme que inspirou Kill Bill de Quentin Tarantino, baseado no mangá de Kazuo Koike. Mulher é estuprada e espancada por um grupo de ladrões, que assassinam seu marido e seu filho.

Classificação indicativa – 18 anos.

 

18h – Extra – Lady Snowblood – uma canção de amor e vingança (Shurayukihime:Urami renga) de Toshiya Fujita. Japão, 1974. Com Meiko Kaji, Toshio Kurosawa, Masaaki Daimon. Legendas em português. 89’. Cópia em DVD.

Continuação de Lady Snowblood – vingança na neve.

Classificação indicativa – 18 anos.