CINEMATECA

> ATUAIS

Fevereiro 2015

O carnaval carioca no cinema + Luchino Visconti

O RIO DE JANEIRO NO CINEMA

O CARNAVAL CARIOCA NO CINEMA

Por ocasião dos 450 anos da cidade do Rio de Janeiro, a Cinemateca apresentará durante todo o ano de 2015 uma retrospectiva com filmes que retratem a cidade. A mostra está dividida em diversos temas, como os bairros da cidade, filmes de animação, chanchadas, produções estrangeiras, etc, e acontecerá no início de cada mês. Em fevereiro serão exibidos filmes que mostram o carnaval carioca.

 

4 X LUCHINO VISCONTI

No final de fevereiro, a Cinemateca apresenta quatro filmes dirigidos por um dos grandes cineastas da história – Luchino Visconti. Serão apresentados Belíssima, Vagas estrelas da Ursa, O Inocente e As Bruxas, filme em episódios dirigidos por Pier Paolo Pasolini, Vittorio de Sica e o próprio Visconti.

 

qui 05

18h30 – Pré-estréia – Dois casamentos de Luiz Rosemberg Filho. Brasil, 2014. Com Patrícia Niedermeier, Ana Abbott. 70’. Complemento – O cinema segundo Luiz Rô de Renato Coelho. Brasil, 2013. 3’.

Duas noivas, enquanto aguardam para ir ao altar, conversam sobra a vida, o afeto e o casamento.

Classificação indicativa – 18 anos.

 

sex 06

18h30 – Carnaval carioca no cinema – O samba que mora em mim de Georgia Guerra-Peixe. Brasil, 2010. 72’.

Documentário ambientado no Morro de Mangueira, Rio de Janeiro, no período do pré-carnaval. O ponto de partida é a quadra da escola de samba.

Classificação indicativa – 14 anos.

 

sab 07

16h – Carnaval carioca no cinema – Amor, carnaval e sonhos de Paulo César Saraceni. Brasil, 1972. Com Leila Diniz, Arduíno Colassanti, Ana Maria Miranda. 80’. Cópia em DVD.

Uma jovem suplica um milagre a uma santa. Quer um rapaz com quem possa brincar o carnaval.

Classificação indicativa – 14 anos.

18h – Carnaval carioca no cinema – Banda de Ipanema – Folia de Albino de Paulo César Saraceni. Brasil, 2002.

Documentário sobre os 35 anos da banda carnavalesca mais famosa do Rio de Janeiro.

Classificação indicativa – 14 anos.

 

qui 26

18h30 – Cineclube Plano – Alô, alô, carnaval de Adhemar Gonzaga. Brasil, 1935. Com Carmen Miranda, Oscarito, Mário Reis.

Dois autores tem dificuldade para conseguir um empresário para a revista musical Banana da Terra.

Classificação indicativa – livre.

 

sex 27

18h30 – Extra – O Golem (Der Golem) de Paul Wegener. Alemanha, 1915. Com Albert Steinrok, Lyda Salmonova, Paul Wegener. Legendas em português. 60’. Cópia em DVD. Sessão com acompanhamento de piano ao vivo por Cadu.

Um mito da lenda judaica. O Golem é um ser de barro que ganha vida quando um mago usa o encantamento de um antigo livro da cabala.

Classificação indicativa – livre.

 

sab 28

16h – 4 X Visconti – Belíssima (Bellissima) de Luchino Visconti. Itália, 1951. Com Anna Magnani, Alessandro Blasetti, Tina Apiccella. Legendas em português. 100’. Cópia em DVD.

Uma mulher faz de tudo para que sua pequena filha se torne uma estrela de cinema.

Classificação indicativa – livre.

 

18h – 4 X Visconti – As Bruxas (Le Streghe) de Luchino Visconti, Pier Paolo Pasolini, Vittorio de Sica. Itália, 1967. Com Silvana Mangano, Annie Girardot, Alberto Sordi. Legendas em português. 121’. Cópia em DVD.

Filme em cinco episódios que aborda de forma humorada o universo feminino.

Classificação indicativa – 14 anos.

 

dom 01

16h – 4 X Visconti – Vagas estrelas da Ursa (Vaghe Stelle dell’Orsa) de Luchino Visconti. Itália, 1965. Com Cláudia Cardinale, Jean Sorel, Michael Craig. Legendas em português. 100’. Cópia em DVD.

Filme ganhador do Leão de Ouro no Festival de Veneza. Baseando-se nos versos iniciais de um poema de Giacomo Leopardi, Visconti atualiza a tragédia grega Electra ao nos contar a história de Sandra.

Classificação indicativa – 16 anos.

 

18h – 4 X Visconti – O Inocente (L’Innocente) de Luchino Visconti. Itália, 1976. Com Giancarlo Gianninni, Jennifer O’Neill, Laura Antonelli. Legendas em português. 120’. Cópia em DVD.

Baseado no romance homônimo de Gabrielle D’Annunzio. Na alta sociedade italiana do final do século XIX, um aristocrata trai sua esposa.

Classificação indicativa – 16 anos.